Pump Muscular e Hipertrofia


O grande objetivo da maioria das pessoas que frequentam academias é a hipertrofia muscular. No momento em que estamos praticando musculação é possível perceber um aumento muscular, porém ele é momentâneo. A isso dá-se o nome de pump muscular, ou seja, é o aumento do fluxo sanguíneo local e em maior quantidade. Algumas pessoas tomam como parâmetro o pump muscular para definir se o treino foi bom ou não. Porém, é lógico que existem várias variáveis que interferem nisso. Durante os exercícios, principalmente os resistidos, ocorre uma maior concentração de sangue no músculo solicitado já que este precisa de mais nutrientes e oxigênio.

O pump é essencial para a hipertrofia?

A única coisa que se pode ter certeza quando ocorre o pump muscular é que o músculo está trabalhando e precisando de nutrientes, que são ofertados pelo sangue. Mas, como foi dito mais acima, há outros fatores que interferem na hipertrofia muscular. Afinal de contas, nem todo treino gera um pump e isso não significa que tenha sido ineficaz

Um estudo realizado recentemente sobre o assunto usou jovens bem treinados como indivíduos da pesquisa e os músculos foram avaliados antes e após 3 séries que seguiram até a falha concêntrica, usando de 30 a 80% de 1RM. Segundo os resultados do estudo, os pesquisadores analisaram: o diâmetro de uma secção muscular aumentou cerca de 4 cm com exercícios de cargas leves enquanto que com cargas pesas aumento apenas a metade, ou seja, 2 cm.
O que se observou é que o pump muscular foi maior em indivíduos que pegaram cargas menores mas que fizeram um maior número de repetições. Isso levou a um aumento do aporte sanguíneo na região com o músculo requerendo maior quantidade de nutrientes. Assim, fica claro que analisar o pump de maneira isolada não é o mais correto para quem deseja a hipertrofia.

O pump é bom ou ruim? 

Não existe essa história de definir se o pump é bom ou ruim, ele só não deve ser supervalorizado como acontece em muitas academias por aí. É bem comum ver homens na frente do espelho comparando o tamanho dos músculos enquanto treinam só para aumentar o ego. Alcançar a hipertrofia muscular é muito mais complexo e não deve ser limitado a um único fator.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.