Anatomia Muscular - Ombro/Manguito Rotador


Qual a característica anatômica, origem, e inserção do músculo Deltoide?
O Deltoide é um músculo superficial e estético, abaixo dele por exemplo temos o grupo muscular do Manguito Rotador. Podemos notar que o Deltoide tem um desenho parecido com um triângulo invertido, aonde teríamos a base do Triangulo sendo representada pela parte superior do Deltoide, e o ápice na sua parte inferior.
O ápice do Deltoide é que se conectará com o osso Úmero, ou seja, a inserção do Deltoide fica na região proximal do osso do seguimento Braço. Já a origem do músculo Deltoide, tem uma parte se originando na espinha da Escapula, uma outra parte da origem passa pelo Acrômio, e tem também parte da sua origem na clavícula. Um ponto importante é que a base de origem do Deltoide como um todo, tem uma área bem maior que a sua inserção.
Anatomicamente o Deltoide é um único músculo, que está presente no Ombro direito e esquerdo. Por outro lado visto numa visão funcional, identificamos que o músculo Deltoide, não pode ser relacionado com somente uma função motora, já que desempenha três importantes movimentos da Articulação Glenoumeral ou do Ombro.
Se observarmos o Deltoide como um todo, poderemos identificar a sua face medial, numa vista posterior podemos identificar a porção posterior, e na vista anterior podemos identificar a sua face ou porção anterior do Deltoide.
Qual movimento produzido pelo Deltoide?
Tanto a porção anterior, medial, e posterior do Deltoide produzem o movimento de Abdução Glenoumeral ou do Ombro, ou seja, quando o Braço se afasta do corpo lateralmente, como numa elevação lateral temos o movimento de Abdução do Ombro. Para o movimento de abdução do Ombro todo o Deltoide é motor primário para esse movimento, porém principalmente o Deltoide na sua face medial, ou Deltoide Medial, porque essa face do se posiciona melhor Biomecanicamente para gerar força e produzir o movimento de Abdução do Ombro.
Então todo movimento de Abdução do Ombro, que você executar na academia estará atuando sobre todo o Deltoide, tanto na sua face anterior, medial e posterior, lembrando que mais intensamente na região medial, em decorrência de fatores Biomecânicos.
Quais exercícios fazer na Musculação para trabalhar bem o Deltoide?
Alguns exercícios como: Remada em pé, Remada na roldana baixa, a elevação lateral, são exercícios que produzem o movimento de Abdução Glenoumeral ou do Ombro, e consequentemente trabalharão fortemente o músculo Deltoide como um todo.
Quais o movimento produzido pelo Deltoide Anterior?
Se o osso Úmero se projetar para frente, nós estaremos realizando o movimento denominado de Flexão do Ombro. Esse movimento de flexão do Ombro contra uma resistência, estará atuando sobre o Deltoide Anterior, ou seja, o Deltoide Anterior é a região muscular que trabalhar fortemente na Flexão do Ombro.
Lembrando que além do Deltoide anterior que é motor primário da flexão do Ombro existem outros músculos que também atuarão sinergicamente para produzir esse movimento.
Qual o movimento produzido Pelo Deltoide Posterior?
A região do Deltoide Posterior é antagonista ao movimento de flexão do Ombro que foi descrito anteriormente. Ao rodar o osso Úmero para trás, ou seja, ao projetarmos o Braço par atrás, estaremos produzindo o movimento de extensão Glenoumeral ou do Ombro.
Então o músculo motor primário para produzir a extensão do Ombro contra uma resistência é o Deltoide Posterior, enquanto nesse caso o Deltoide anterior passa a ser agora antagonista do movimento, ou seja, o Deltoide Anterior relaxa e permite o movimento de Extensão do Ombro.
Qual a relação da ação muscular entre Deltoide anterior e Deltoide Posterior?
Então seguidores, quando o Úmero projeta-se a frente contra uma resistência teremos o movimento de flexão do Ombro. Nesse movimento Deltoide anterior será o motor Primário do, e consequentemente o músculo Deltoide Posterior deverá relaxar, alongar-se e permite que o movimento de flexão ocorra.
Já quando o Úmero projeta-se para trás contra uma resistência produzindo a extensão do Ombro, Deltoide Posterior será o motor primário do movimento, e consequentemente nesse situação Deltoide Anterior, deverá relaxar, alongar-se e permitir que ocorra o movimento de Extensão do Ombro.
Lembrando que no movimento de Abdução do Ombro, o músculo Deltoide trabalhará como um todo com uma ênfase um pouco maior na região medial.

Qual a importância do grupo Manguito Rotador?
O grupo Manguito Rotador, tem por função principal manter a estabilização da Articulação Glenoumeral, e por isso passa a ser interessante executar um trabalho de fortalecimento dos músculos que compõem o Manguito Rotador.
Onde se localizam anatomicamente os músculos que formam o grupo Manguito Rotador?
Abaixo do músculo Deltoide é onde o músculos que compõem o Manguito Rotador se localizam, e também abaixo doTrapézio encontraremos algumas porções musculares do Manguito Rotador.
Vocês perceberam que os músculos que compõem o Manguito Rotador são profundos, e consequentemente não são estéticos. O Manguito Rotador é formado por quatro músculos são eles: Redondo Menor, Supraespinhal, Infraespinhal, eSubscapular.
Qual a função, origem e inserção do Redondo Menor?
O Redondo Menor é um músculo pequeno, tem sua origem na borda lateral da Escapula, e tem sua inserção na face inferior do tubérculo maior do Úmero. O Redondo Menor é um músculo que produz o movimento de rotação externa ou lateral do Ombro.
Qual a origem, inserção e função do músculo Infraespinhal?
O músculo Infraespinhal como o próprio nome já o diz está abaixo da espinha da Escapula. A origem do Infraespinhal é na fossa infraespinhal Escapula, e tem sua inserção na face intermédia do tubérculo maior do Úmero.
Devido ao seu posicionamento de inserção na face lateral tendendo para a face posterior do Úmero, com isso o Infraespinhal produzirá ação idêntica  do Redondo Menor, ou seja, produzirá a rotação lateral ou externa do Ombro.
Então podemos entender que os músculos Redondo Menor e Infraespinhal, que compõem o Manguito Rotador, produzem o movimento de Rotação lateral Glenoumeral ou do Ombro.
Qual a função, origem e inserção do músculo Supraespinhal?
Esse músculo recebe esse nome, porque está posicionado acima da Espinha da Escapula, ou seja, está acima da articulação Glenoumeral e abaixo do Acrômio . O Supraespinhal tem sua origem na Escapula, já sua inserção está localizada na cabeça do Úmero, mais especificamente na face superior da cabeça do Úmero.
Uma das funções do Supraespinhal é trabalhar fortemente no movimento de Abdução Glenoumeral ou do Ombro, juntamente com o Deltoide Medial, que é a porção que atuará mais intensamente na Abdução do Ombro, por exemplo em um exercício de elevação lateral, lembrando ainda que todo o Deltoide trabalha na Abdução do Ombro.
Se vocês observarem bem o músculo Supraespinhal está em um espaço abaixo, ou seja, entre o Acrômio e cabeça do Úmero. Dependendo da angulação que se produza a abdução do Ombro, dependendo da pessoa, e de como se encontra a articulação Glenoumeral, poderá ocorre um certo risco de pressão sobre o Supraespinhal. Cabe o profissional de Educação Física individualizar o treinamento, e verificar esse aspecto, e prescrever exercício com segurança.
Qual a posição anatômica, origem e inserção do músculo Subescapular?
O Subescapular está localizado na face interna da Escapula, cruzando a articulação do Ombro, tendo sua origem na fossa subescapular, e sua inserção no tubérculo maior do Úmero, ou seja tem inserção na face medial do úmero, diferentemente dos outros músculos do Manguito Rotador que tem sua inserção na face lateral e posterior da cabeça do Úmero.
Devido a esse ponto de inserção, o Subescapular, produzirá o movimento de Rotação Medial ou interna do Ombro, antagonicamente ao Infraespinhoso, e ao Redondo Menor que produzem a Rotação Lateral ou Externa do Ombro. Os movimentos produzidos pelos músculos Subescapular, Redondo Menor, Infraespinhal, e Supraespinhal ,são Rotatórios do Ombro, e por isso o termo  rotador, porque mais uma vez, produzem o movimento de Rotação tanto medial como lateral do a articulação Glenoumeral ou do Ombro.
Se analisarmos a cabeça do Úmero e o posicionamento de inserção desses músculos, notaremos que eles forma uma espécie de manguito ao redor da cabeça do Úmero, por isso o Termo Manguito, e o nome do grupo Manguito Rotador.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.