Anatomia Muscular - Costas


Qual o posicionamento anatômico do músculo Latíssimo do Dorso, ou Grande Dorsal?
O músculo Latíssimo do Dorso ou Grande Dorsal, está localizada na parte posterior do Tronco. Na parte posterior do Tronco encontramos alguns músculos superficiais, e de maior volume dessa região que são: Trapézio na sua região superior, e Latíssimo do Dorso ou Grande Dorsal na região medial e inferior das costas.
Qual a função, origem e inserção do músculo Latíssimo do Dorso ou Grande Dorsal?
O Latíssimo do Dorso, está localizado no lado esquerdo e direito das costas, uma das suas características é ter o formato parecido com um triângulo. Um ponto importante é que o Latíssimo do Dorso ou Grande Dorsal, possui uma fáscia tendínea, chamada de aponeurose toracolombar, é um tecido conjuntivo que fixa a origem do músculo Latíssimo do Dorso tanto do lado direto como esquerdo da coluna vertebral, pois essa aponeurose tem contato com os processos espinhosos da coluna vertebral, então é nessa fáscia tendínea que nasce a origem do Latíssimo do Dorso. Já a inserção do Latíssimo do Dorso ou Grande Dorsal, fica na face anterior do osso Úmero, ou osso do braço. O músculo Latíssimo do Dorso dá o desenho de triângulo invertido nas costas, o desenvolvimento ou a hipertrofia do Latíssimo do Dorso ou Grande Dorsal, propiciará um desenho em forma de funil nas costas dos praticantes de musculação.  Um ponto importante a frisar é o sentido das fibras, ou seja, na região superior do Latíssimo do Dorso as suas fibras se encontram quase extremamente horizontalizadas, porém quando descemos, o Latíssimo do Dorso começa a apresentar o sentido de suas fibras quase em diagonal. Isso influencia em alguns trabalhos de Adução do Ombro uma região, trabalhar um pouco mais intensamente que outra região.
Quais movimentos o músculo Latíssimo do Dorso ou Grande Dorsal produz?
Diante do posicionamento tanto de origem do músculo na parte posterior, quanto da inserção do Latíssimo do Dorso ou Grande Dorsal, na face anterior, quais são os movimentos que esse músculo é motor primário. O Latíssimo do Dorso ou Grande Dorsal, produz o movimento de adução, extensão e rotação medial da articulação Glenoumeral ou do Ombro.
Como treinar o Latíssimo do Dorso ou Grande Dorsal?
Para treinar o latíssimo do Dorso, ou Grande Dorsal, por exemplo com o objetivo de gerar hipertrofia, você deverá realizar na sala de treinamento resistido com pesos ou musculação, exercícios que envolvam os movimentos de: adução, extensão e rotação medial do Ombro. Então exercícios como puxada alta, Remada baixa, e Pulldown, são interessantes para se trabalhar o Latíssimo do Dorso ou Grande Dorsal

Qual a origem, inserção e função do músculo Trapézio?

O Trapézio tem localização na região cervical e central das costas, tem sua origem na coluna vertebral, e suas inserções são na Escápula. Quando o Trapézio contrai é um dos responsáveis pela Adução Escapular, ou seja, quando as Escápulas se aproximam da coluna vertebral. Poderemos notar no vídeo que o trapézio se localiza na face posterior do Tronco, partindo desde crânio, e indo até o final da região torácica.

Qual a função das fibras superiores, inferiores do Trapézio?

Pensando no músculo Trapézio como um todo, quando se contrai produzirá o movimento de Adução Escapular. Já as fibras superiores do Trapézio além de Adutores Escapulares, produzem o movimento de elevação escapular, ou seja, projetam as Escapulas para cima.

Já a porção inferior do Trapézio além de produzir o movimento de Adução escapular, devido ao sentido das fibras, produz o movimento de depressão escapular, ou seja, quando se contrai gera uma força tensional projetando as Escapulas para baixo.

Qual o posicionamento anatômico dos músculos Romboides Maior e Menor?

Os músculos Romboides Maior e Menor, se localizam profundamente na face posterior do Tronco e abaixo do Trapézio. Eles fazem a conexão das Escapulas com a coluna vertebral, sua inserção está na borda medial das Escapulas, já a sua origem está na coluna vertebral.

Os Romboides Menor tem um formato cilíndrico, enquanto os Romboides Maior tem um manto muscular mais alargado, e se posiciona na região posterior do tronco.

Qual a função dos músculos Romboides Maior e Menor?

É um dos principais Adutores Escapulares juntamente com o músculos Trapézio, tanto os Romboides Menor e Maior, tem um sentido das fibras com uma pequena inclinação, essa característica das fibras permite a eles além de serem forte Adutores Escapulares, também tem um pequeno componente para elevar as Escapulas.

Então a musculatura de Trapézio, e Romboides Maior e Menor, alongam-se na Abdução Escapular, ou seja, quando as Escapulas se afastam da coluna vertebral, e se contraem para produzir o movimento de Adução Escapular, quando as Escapulas se aproximam da coluna vertebral. Então se você quer um volume muscular na região central das costas, ou o “miolo” das costas, é importante que você trabalhe com exercícios que realizem a Adução Escapular contra uma resistência.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.