Anatomia Muscular - Peitoral Maior e Menor




Qual o posicionamento anatômico do Peitoral Maior?
O Peitoral Maior tem uma parte posicionada abaixo da musculatura do Deltóide, notaremos também que o Peitoral Maior sai em forma de leque a partir do osso Úmero subindo formando a porção clavicular do Peitoral Maior, e forma também a região ou porção inferior do Peitoral Maior chamada de porção Esternocostal, tanto do lado esquerdo como também no lado direito. O músculo Peitoral Maior é um músculo estético, está à frente do tórax, é muito trabalhado no exercício de supino, Crucifixo e Cross over por exemplo.
Qual a característica Anatômica da inserção do músculo Peitoral Maior?
Analisando com atenção o músculo Peitoral Maior, notaremos que as fibras superiores ou claviculares descem e tem sua inserção um pouco mais abaixo no Úmero. Já as fibras a porção inferior ou Esternocostal notaremos subiram, e terão sua inserção um pouco mais superior em relação as fibras superiores do Peitoral Maior. Então podemos analisar que próximo ao Deltóide ocorre uma curvatura, ou seja, o as fibras do Peitoral Maior meio que entrelaçam nessa região para cruzar e fazer sua inserção junto ao Úmero.
Qual o movimento articular que o Peitoral Maior realiza?
Como dito anteriormente o músculo Peitoral Maior, é fortemente trabalhado nos exercícios de Supino, Crossover, e Crucifixo, porque esses exercícios fazem uma Adução Transversal da Articulação Glenoumeral ou do Ombro, a qual oPeitoral Maior é motor primário desse movimento, ou seja, quando o Peitoral Maior contrai, ele produz a Adução Transversal do Ombro.
Como trabalhar a parte inferior ou Esternocostal, e parte superior ou clavicular do Peitoral Maior?
Lembrando uma relação com o exercício de Supino, que as fibras superiores do Peitoral Maior, trabalharão com um pouco mais de intensidade quando se faz o Supino Inclinado, já as fibras inferiores do Peitoral Maior trabalham de uma forma mais intensa quando se realiza o exercício de Supino Declinado. Então isso passa a ser um aspecto importante, já que quando trabalhamos no Supino Plano ou Reto, é importante lembrar que todas as porções do Peitoral Maior serão trabalhadas na mesma.
Qual a posição anatômica do músculo Peitoral Menor?
O Peitoral Menor não tem fixação sobre o osso Úmero, na verdade a fixação é sobre estrutura óssea da Cintura Escapular, mais exatamente no processo Coracoide da Escápula. Devido a esse posicionamento o Peitoral Menor terá sua ação sobre movimentos Escapulares, e não sobre movimentos na Articulação Glenoumeral ou do Ombro, já que ele não apresenta nenhuma sobre o Osso do Úmero.
Qual a diferença da ação do Peitoral Maior e Peitoral Menor?

Perceberemos no vídeo que o Peitoral Maior tem sua inserção junto ao Osso Úmero, já o Peitoral Menor tem sua inserção no processo Coracoide da Escapula. Então o Peitoral Maior terá ação nos movimentos da Articulação Glenoumeral ou do Ombro, já o Peitoral Menor, não terá ação sobre os movimentos do Ombro, e sim, sobre os movimentos da Cintura Escapular. Então nos exercícios de supino, Cross over, Crucifixo, ocorre o movimento de Adução transversal do Ombro, e consequentemente também ocorrerá movimentação na Cintura Escapular, na face posterior Abduzindo as Escapulas, ou seja, abrindo as Escápulas em relação alinha central do corpo. O que deve ficar claro para você, é que o Peitoral Maior tem sua ação na articulação do Ombro, produzindo movimentação no Úmero, já o Peitoral Menor, tem sua movimentação e ação sobre a Cintura Escapular.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.