Musculação e Emagrecimento


Antes de tudo é importante ter em mente que emagrecer não necessariamente representa perder peso. Isso porque, emagrecer é reduzir gordura corporal, percentual de gordura e não números na balança. Peso é apenas parâmetro para leve ou pesado, e não deve ser levado como seu principal objetivo durante o processo de emagrecimento.
Até pouco tempo atrás a conta na busca do emagrecimento parecia simples: quer emagrecer faça aeróbicos, musculação só para aqueles que objetivam hipertrofia. Entretanto, a ciência tem mostrado que essa conta não é tão simples quanto parece. Para que o exercício seja efetivo no emagrecimento é necessário levar em consideração não somente as resposta imediatas ao treino, mas também as alterações a médio/ longo prazo. Nesse contexto o exercício precisa ser visto sob a ótica do gasto calórico total e não somente nos seus custos energéticos momentâneos. Desta forma devemos basear que a conta seja: gasto calórico da atividade somado a energia gasta pelo corpo para sua recuperação após essa atividade e, os maiores gastos pós-treinos são resultantes daqueles que são mais intensos. A musculação comprovadamente é uma atividade que gera custos energéticos aumentos após sua sessão. Um exemplo é um estudo publicado por Araújo (2009) que analisou os percentuais de gordura entre praticantes de musculação e natação. Participaram do estudo 30 indivíduos, 15 praticantes de musculação e 15 de natação. Ao final do estudo, que utilizou análises antropométricas, foi constatado que os praticantes de musculação tinham em média um percentual de gordura de 14,5%, sendo que os praticantes de natação apresentavam um percentual de gordura de cerca de 19,8%. Existem outros estudos como estes comprovando que a musculação é uma ótima ferramenta para promover o emagrecimento. Existem também diversos métodos a serem elaborados que resultem na redução de gordura corporal.
Calorias gastas são importantes, mas o tempo que você pode permanecer com sua taxa metabólica elevada pode ser mais interessante!
Portanto não fuja da musculação, converse com um profissional de educação física que possa sanar suas dúvidas e te auxiliar nos treinos.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.