Manhã, Tarde ou Noite: Qual o melhor horário para treinar?



Para podermos entender um pouco mais sobre o assunto, para a prática de exercício físico não existe um horário certo ou errado. Mas, cada momento do dia tem as suas vantagens e desvantagens e é preciso conhecê-las e saber lidar com elas para potencializar os resultados dos treinos, sem prejudicar a saúde. Durante atividade física, em qualquer horário do dia o corpo libera endorfina, hormônio que traz sensação de bem-estar. Isso ajuda a combater o estresse da rotina diária, ajudando as pessoas a controlar qual quer problema.


                                                                            Manhã
Quem prefere se exercitar pelas manhãs tem a vantagem de acelerar o organismo logo no início do dia, despertando mais rapidamente para as atividades cotidianas. A recuperação do organismo tem mais chances de ser melhor, porque muitas refeições estão planejadas para acontecer após o treino, ao longo do dia. Em contrapartida, é preciso ter cuidado com a alimentação anterior ao treino. Quem come pouco ou de forma inadequada pode sentir enjôos, sentir fraqueza e até desmaiar. Deve incluir no café da manhã pré-treino: hidratos de carbono, proteína, fibra e gordura. E também não deve ir treinar logo quando mal acabar de comer, uma vez que pode causar náuseas e refluxo gástrico.

Tarde
“Quem treina no final da tarde tem mais força’’ Diversos fatores metabólicos podem intensificar a potência física na parte final do dia. Os níveis de insulina e de cortisol, hormônio ligado ao estresse físico, participam desta equação. “Mas não dá para apontar uma causa isolada, é o conjunto dos fatores”, A temperatura do corpo também costuma ser mais alta entre o final da tarde e início da noite. “É outro fator que pode colaborar”, acrescenta. Mas essa vantagem do treino vespertino se aplica aos exercícios anaeróbicos da musculação, e não vale para atividades aeróbicas, como corrida e ciclismo, que são as atividades mais procuradas por quem deseja perder peso. De qualquer forma, a musculação também tem suas vantagens para o emagrecimento. O aumento da musculatura é um fator que favorece a perda de peso. “A massa magra (músculos) consome mais energia”.

Noite
Pela conveniência de horários ou mesmo por proporcionar a liberação do stress acumulado ao longo do dia, treinar à noite pode ser muito bom para o corpo e para a mente.
Mas vários especialistas recomendam que se sofre de insônias não deve praticar exercício físico intenso à noite. Ainda assim, no caso de certos esportes ou de exercícios mais calmos, o efeito pode ser precisamente o contrário, ajudando-o a adormecer e a dormir melhor. Para evitar qualquer efeito negativo basta, geralmente, esperar duas a três horas depois do treino para desacelerar o corpo e depois poder ir para a cama.
Em termos de recuperação o organismo pode ser prejudicado se fizer uma alimentação inadequada pós-treino. É preciso ponderar bem a quantidade e qualidade dos alimentos ingeridos à noite, tanto para suprir as necessidades do corpo, quanto para evitar o armazenamento de energia na forma de gordura, uma vez que já não irá gastar.
O importante é se adequar ao horário que você tem disponível e não deixar de treinar. Missão dada é missão cumprida e esse é o lema dos monstros, uma vez que sabemos as dificuldades que a vida e nosso cotidiano nos oferecem, o importante é treinar e treinar bem. Siga as dicas para adequar da melhor maneira possível sua alimentação e horário de sono, pois sabemos que são os pilares na caminhada.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.