Musculação na adolescência - Benefícios, Riscos e Crescimento



A dica de hoje vai para um público que é cada dia mais frequente nas academias de treinamento de força: os jovens e adolescentes. Grande parte dessa demanda seja, talvez, pelo esclarecimento de certos paradigmas sociais que tratavam a musculação como atividade estritamente destinada a adultos. Hoje, renomadas organizações de medicina esportiva sustentam e apoiam a prática do treinamento de força para meninos e meninas jovens, tamanhos são os benefícios apresentados. Contudo, nunca é demais ressaltar que a introdução dessa população em um programa regular de exercícios com pesos deve estar sempre monitorada por um profissional devidamente capacitado.
Por parte dos jovens, a procura pela musculação está, no primeiro plano, associada à busca por um padrão estético específico e, como consequência, a saúde se beneficia. O perfil muda com o passar dos anos, porém, a estética corporal sempre está atrelada aos objetivos de toda população praticante da atividade física.

Benefícios
Os benefícios do treinamento com pesos, quando praticando com técnica e supervisão adequadas, são inúmeros – e muitos deles já são observados logo nas primeiras semanas de treinamento:
- Maior qualidade do sono;

- Melhora na concentração e raciocínio nos estudos;
- Melhora da autoestima e socialização;
- Controle de peso e taxas hormonais;
- Melhora da forma física;
- Menor suscetibilidade a lesões;
- Melhora da coordenação motora;
- Aumento de força e resistência muscular;
- Aumento da densidade mineral óssea;
- Influência positiva no crescimento estrutural;
- Melhora nas capacidades motoras básicas – saltos, agilidade e potência;
- Aumento do rendimento em práticas esportivas.

Risco de lesões
Quanto aos riscos de lesões associadas à pratica da atividade, podemos afirmar que, comparativamente aos esportes e práticas desportivas (lutas, esportes coletivos e/ou individuais), a musculação apresenta o menor índice. Todavia, algumas ocorrências e relatos exigem de nós, profissionais, a adoção de critérios mais cautelosos e atenção redobrada quando trabalhamos com esse público. Tais casos de lesões, quando investigados a fundo sobre suas causas, geralmente, são ocasionadas por técnica de execução incorreta, excesso de carga dos exercícios ou programas de treino mal estruturados.

Portanto, assim como a escolha do profissional para supervisão e planejamento dos treinos é de extrema importância, é fundamental que o jovem faça sua parte e siga respeitosamente as orientações do treinador. Dessa maneira, os riscos de lesões e afastamento da atividade se igualam a zero.

Crescimento
Quanto ao paradigma de que a musculação atrapalha o crescimento do jovem, estudos mostram que tal conceito não passa de crenças infundadas e que, quando aplicado corretamente, o treinamento com pesos auxilia o desenvolvimento ósseo (FLECK E SIMÂO, 2008).
Ao profissional, sugerimos cautela na programação e progressão do treino, maior exigência nas técnicas de execução dos exercícios, supervisão constante nas sessões de treino e nos intervalos de recuperação entre as sessões, bem como acompanhamento da parte nutricional do aluno.
No mais, não só defendo como aconselho e indico a prática da musculação para todas as idades, sexos e objetivos, desde que seja feita sob o olhar cuidadoso de um profissional competente e especializado.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.