Tudo sobre Termogênicos - O que são? Como tomar? Como agem?

O que são Termogênicos?
De forma bem simples para compreender: Termogênico é uma substância encontrada em alimentos que age aumentando nossa temperatura corporal e consequentemente acelerando nossa queima de gordura e perda calórica. Contudo, os praticantes de atividades físicas não buscam esse termogênico somente em alimentos. Atualmente existe uma gama de marcas famosas que produzem esse termogênico em capsulas, o qual facilita o consumo e acelera os resultados.

Como eles agem?
A maioria age diretamente nos receptores beta, promovendo maior estímulo à lipólise, ou seja, a quebra dos lipídeos das reservas adiposas e outras respostas metabólicas.

Quanto ingerir?
Com relação a quantidades adequadas para utilização, deve-se buscar sempre um auxílio de um profissional nutricionista capacitado para realizar a prescrição da dosagem correta e individualizada. E se atentar a adquirir produtos liberados e de acordo com as normas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) – nos casos de suplementação industrial.

Como tomar?
Cada marca de termogênico irá indicar os melhores horários e doses para consumir o suplemento. Porém, as melhores indicações são de utilizar o produto entre 15 e 60 minutos antes dos exercícios.


Alimentos com termogênicos:
Além de encontrar os termogênicos em capsulas muitos alimentos do nosso dia a dia possuem grande quantidade dessa substância, que além de acelerar o metabolismo irão te auxiliar na queima de gordura. Conheça alguns deles para você acrescentar no seu cardápio.
Óleo de coco virgem: rico em ácido láurico e monolauril auxilia na redução da gordura localizada.
Canela: Possui diversas componentes que aceleram o metabolismo.
Pimenta: rica em capsaicina favorece a quebra de gorduras do tecido adiposo.
Gengibre: Aumenta o gasto calórico diário.

Substâncias compostas pelo termogênicos:
Efedrina – a efedrina (efedra) é uma substância derivada da planta Ephedra sinica ou Ma huang. Molecularmente semelhante a anfetamina, a efedrina era muito utilizada junto à cafeína como suplemento termogênico, visando emagrecimento e aumento da performance atlética. Apesar da sua grande eficácia e popularidade, os termogênicos à base de efedrina tem sido banidos em todo o mundo, devido ao elevado risco de efeitos colaterais.
Cafeína – a cafeína é a substância estimulante mais consumida em todo o mundo e tem sido utilizada de forma quase universal nos termogênicos permitidos comercialmente. Estudos mostram que o consumo de até 400 mg de cafeína por dia é seguro nos adultos (30 ml de café expresso possui entre 30 e 90 mg de cafeína). Nos adolescentes ainda não se tem estabelecida uma quantidade de cafeína diária segura, mas provavelmente ela é menor que o limite de 400 mg dos adultos.
Sinefrina – A sinefrina, obtida através da Citrus auranthium, também conhecida como laranja-azeda ou laranja-amarga, é uma substância semelhante à efedrina, porém mais fraca. Com a proibição da efedrina, a sinefrina ganhou popularidade e tem sido frequentemente utilizada em associação com doses elevadas de cafeína.
Octopamina – A octopamina é uma substância semelhante à sinefrina, que também pode ser obtida pela Citrus auranthium. A eficácia e os riscos são muito parecidos. Doses até 50 mg/dia são consideradas seguras.
1,3-dimetilamilamina (DMAA) – A 1,3-dimetilamilamina (DMAA) é um tipo de anfetamina, que foi banido pela ANVISA em 2012.

Os efeitos colaterais?
Insônia;
Dor de cabeça;
Enjoo;
Arritmia cardíaca;
Aumento da pressão arterial;
 Agitação;
Falta de concentração.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.