Tudo sobre os Aminoácidos - O que é? Como tomar? Para que serve?


O que são Aminoácidos?
Os aminoácidos são moléculas formadas por átomos de carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e alguns podem conter enxofre. A ligação entre os aminoácidos forma as proteínas. Os aminoácidos podem ser produzidos pelo corpo, aqueles não essenciais, ou devem ser obtidos pela dieta, os essenciais. Os aminoácidos são encontrados na natureza e devidamente reconhecidos, absorvidos e ressintetizados em proteínas na isomeria L (L-Glicina, L-Histidina etc), diferente dos carboidratos que costumam ser encontrados em isomeria D, como a D-Ribose ou a D-Glucose, por exemplo.
Os aminoácidos são fundamentais para que haja vida. Eles constituem basicamente todos os tecidos e estruturas animais, humanas e de muitos vegetais ou plantas. Além disso, eles possuem papel fundamental e indispensável em diversos outros aspectos como constituição das enzimas (catálise acelerada de reações e possibilidade para que elas aconteçam), formação de células do sistema imunológico, função plástica (estrutural), funções de coagulação, funções relacionadas com a síntese de proteínas, com o metabolismo de material genético, precursores de neurotransmissores etc.
Os aminoácidos são normalmente consumidos em forma de proteínas, grandes moléculas de ligações peptídicas que ao entrarem no estômago, começam a sofrer o processo de hidrólise logo no estômago por ação da pepsina e do HCl que desnatura as proteínas e ativa o pepsinogênio em pepsina, propriamente dito. Esta então inicia o processo de digestão de aminoácidos aromáticos, alguns estimulando a liberação da CCk. Após inativada no intestino delgado, a pepsina obviamente perde ação e aí entra o estímulo e a liberação da secretina que promove o estímulo de secreção de uma solução hidroeletrolítica pelo pâncreas e muco pelas glânduas de Brunner
Na natureza, existem cerca de 20 aminoácidos (normalmente em forma alfa), fora suas inúmeras derivações e combinações que derivam outros aminoácidos como a Creatina. Dentre estes aminoácidos, dois grandes grupos são classificados, entre outras muitas classificações possíveis: Os aminoácidos não-essenciais, cujo corpo tem a capacidade de sintetizá-los e os aminoácidos essenciais (basicamente 3), na qual o corpo não tem a capacidade de sintetizá-los e, portanto é necessário que o consumo venha da dieta.
Estes três aminoácidos essenciais (L-Leucina, L-Valina e L-Isoleucina), ironicamente são compostos que atuam na síntese de tecido muscular em larga escala, além de em alguns casos participarem de metabolismo energético durante a atividade física. Porém, são unicamente encontrados em derivados de animais, como leite, ovos e carnes.
Para o praticante de atividade física e que busca aumento de massa muscular, as proteínas e os aminoácidos não são apenas essenciais, mas, obrigatórios, pois, como já dito, para que haja a síntese de tecidos (inclusive o muscular) há necessidade sim de proteínas.

Tipos de suplementos com Aminoácidos
Os suplementos com aminoácidos não são indicados para qualquer pessoa, e nem possuem as mesmas características e os mesmos nutrientes. Confira a seguir os tipos de suplementos de amionácidos que são facilmente encontrados em produtos à venda em lojas, na televisão e até na internet.
BCAA – Os aminoácidos BCAA (cadeia ramificada) compõem-se de leucina, valina e isoleucina. São essenciais para a construção dos músculos, reparação de tecidos, para o transporte de oxigênio pelo corpo e para o aumento de energia nas células musculares. São importantes para qualquer programa nutricional esportivo.
L-Arginina – Estudos mostram que a arginina desempenha vários papéis no corpo. Uma de suas características principais é ser a precursora do óxido nítrico (NO2), composto que ajuda na circulação do sangue no cérebro, coração, pulmões e nos órgãos genitais de homens e mulheres.
L-Glutamina – Glutamina é o aminoácido mais abundante no tecido muscular. Ele ajuda o corpo a se proteger contra as perdas excessivas de tecido muscular, por isso o esgotamento da glutamina pode causar perda muscular e uma baixa na função imunológica. Promove o crescimento muscular. Em períodos de estresse, a glutamina é dilacerada nos músculos quando são realizados exercícios intensos e no treinamento com peso.
Amino Líquidos – Proteínas em versões líquidas. Rápida absorção. Tem como função a proteção e reconstrução das fibras e o desenvolvimento da massa muscular magra. Ideais para serem ingeridos antes e depois da atividade física.
Aminoácidos Combinados em Tabletes – Ajudam na reparação, no crescimento e no desenvolvimento do tecido muscular, e na produção de mais de 50 mil proteínas e 15 mil enzimas.
Packs – Suplemento que combina macro e micronutrientes. Fornece vitaminas, minerais, aminoácidos essenciais, carboidratos e, alguns deles, fornecem ácidos graxos essenciais e energizantes. Ideal para complementar a dieta e aumentar o ganho de massa muscular, energia, força e performance.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.