Tudo sobre o ZMA - O que é? Como tomar? Para que serve?


O que é ZMA?
O ZMA deriva da combinação do zinco com magnésio e vitamina B6. Este suplemento alimentar natural aumenta os níveis anabólicos, gera força, resistência e massa muscular. Este suplemento é um grande aliado dos músculos. Além disso, ele também possui ação diurética, é bom para o cérebro e ainda melhora a imunidade.

Porque usar o ZMA?
Devido a sua eficácia comprovada cientificamente para aumento dos níveis de testosterona, esse suplemento vem sendo utilizado por diversos atletas como alternativa segura e natural ao uso de pró-hormônios.

Nutrientes que compõe o ZMA?
A combinação entre zinco, magnésio e vitamina B6 é muito boa para a saúde. O zinco é um ativador para diversas etapas do metabolismo humano. É o nutriente necessário para a produção de enzimas digestivas que auxiliam no processo de digestão de proteínas e também é a forma orgânica encontrada pelo nosso corpo para neutralizar os famosos radicais livres encontrados quando o organismo está sob estresse mental ou físico, como durante uma atividade física.

Já o magnésio participa em mais de 100 reações bioquímicas em cada uma de nossas células. É necessário para o controle de impulsos nervosos que ativam o mecanismo de contrações e relaxamento muscular, sendo um dos nutrientes fundamentais para prevenção de cãibras. Além disso, atua na geração energia, principalmente para os músculos, através da quebra do ATP, e é necessário para o bom funcionamento intestinal.

A vitamina B6, atua no metabolismo dos aminoácidos, sendo mais requisitada ainda em praticantes de atividade física. Atua na enzima do fígado TGP (Transaminase Glutâmico Pirúvica) que gera energia para o músculo através do piruvato. Dentre suas diversas funções outra participação importante é na regulação do sono sendo co-fator dependente para substâncias neurotransmissores e hormônios indutores do sono. O sono é fundamental para a recuperação muscular e aumento de síntese de proteínas no músculo.


Como consumir o ZMA?
Ao ingerir qualquer suplemento contendo zinco e magnésio, como o ZMA, deve-se espaçar a ingestão de suplementos ou alimentos fonte de cálcio como iogurtes, queijos, leites e outros derivados lácteos.
O ZMA só pode ser ingerido após a orientação de médico nutrólogo ou de um nutricionista. Considerado os componentes envolvidos no ZMA, zinco, magnésio e vitamina B6, o melhor momento para ingestão seria antes do treino e antes de dormir.

Dose recomendada?
ZMA é uma marca registrada da SNAC System, Inc. (empresa americana) a todos os fabricantes de ZMA de verdade seguem a fórmula padrão desenvolvida pela empresa:
Para homens: 30mg de Zinco, 450mg de magnésio, 10,5mg de vitamina B6
Para mulheres: 20mg de Zinco, 300mg de magnésio, 7mg de vitamina B6
Como a dose geralmente é de 3 cápsulas, contendo cada uma: 10mg de zinco, 150mg de magnésio e 3,5mg de vitamina B6, a dose geralmente é de 3 cápsulas para homens e 2 para mulheres.

Benefícios do ZMA
Ação diurética
Tanto o magnésio como a vitamina B6 atuam como reguladores naturais dos líquidos encontrados no sistema linfático. Pessoas que sofrem com retenção hídrica podem se beneficiar aumentando as doses diárias desses nutrientes.

Aliado do cérebro
Tanto o zinco quanto o magnésio são muito utilizados pelo organismo e por isso é comum encontrar pessoas que possuem deficiência desses sais minerais. Eles trabalham como ótimos antioxidantes para o cérebro e ajudam na concentração e no reflexo. Já a vitamina B6 potencializa as funções desse órgão.

Relaxamento muscular
Quem sofre com dores de cabeça geradas por tensão muscular, bruxismo e outros problemas tensionais pode encontrar uma solução para esses problemas ingerindo mais magnésio e vitamina B6. O funcionamento do intestino também apresenta melhora quando em contato com esses nutrientes.

Efeitos colaterais do ZMA?
Algumas podem sentir mais sono do que de costume já que esses nutrientes potencializam o trabalho dos indutores do sono e também promovem o relaxamento muscular. O excesso dessas substâncias podem gerar vômito, náuseas e diarreias por causa de uma irritação no intestino.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.