Tudo sobre o Whey Protein - O que é? Como tomar? Para que serve?


O que é Whey Protein?
O Whey Protein é um dos dois principais tipos de proteína encontrados no leite. Quando o leite é transformado em queijo, o soro desse leite é filtrado e separado. O resultado é o whey, uma proteína de altíssima qualidade.

Quando tomar Whey Protein?
 No café da manhã, devido ao fato de você acordar de várias horas de sono sem administrar nenhum nutriente e estar com o cortisol (hormônio catabolítico) alto. Não há necessidade de administrar com carbo de alto IG (Índice Glicêmico) nesse horário, pode misturar aveia ou outro carbo. No período pré-treino, por proporcionar uma maior concentração de aminoácidos no plasma sanguíneo melhorando a capacidade de contração do músculo, diminuindo a fadiga central e melhorando o rendimento contanto que administrado 15 minutos antes do treino predito por uma refeição sólida uma hora antes. No pós treino, que é o principal horário devido ao fato da necessidade imediata de aminoácidos no sangue, coisa que a comida normal não pode fazer porque demora para ser assimilada. Nesse horário você deve administrar sua whey com um carbo de alto IG pois o pulso de insulina vai promover anabolismo e a whey será assimilada com maior facilidade. Antes de dormir, em conjunto com uma caseína ou alguma proteína de lenta absorção para ter um mix de aminoácidos girando no sangue com a intenção de minimizar o catabolismo induzido pelo sono.

Diferentes tipos da Whey Protein Concentrada, Isolada ou Hidrolizada?
Whey Protein Concentrada
Esta é a forma de whey mais barata e mais comum. 
É produzida por ultrafiltração do soro de leite e oferece normalmente concentrações de proteína entre os 70 e os 80%  trazendo assim também alguns hidratos de carbono (lactose) e gorduras. Para além disso, tem uma elevada quantidade de BCAA’s e outros aminoácidos essenciais e é de rápida absorção. 

Whey Protein Isolada 
A whey protein isolada é basicamente uma evolução da versão concentrada. 
Para alem disso, devido á maior filtragem neste tipo de whey, os valores de gordura e hidratos de carbono são muito reduzidos, podendo chegar ao zero, eliminando a lactose. Sendo assim que é mais puro, o custo é alto. 

Whey Protein Hidrolizada 
Esta é a mais recente técnica de produção de proteína whey. 
É produzida através da hidrólise enzimática de whey concentrada ou whey isolada. 
Com esta técnica a proteína é absorvida de forma mais rápida.

Efeitos e Benefícios da Whey Protein: 
As vantagens que o Whey Protein oferecem ao seu corpo são muitas e vão bem além do benefício mais conhecido, que é ganhar massa muscular. De acordo com nutricionistas, esse suplemento é muito mais saudável saudável do que a maioria das pessoas pensam e, assim, oferece os seguintes benefícios à sua saúde: 

Controle de Peso. 
Fortalecimento da imunidade do organismo. 
Colabora para com a saúde óssea. 
Melhoria da qualidade de vida dos diabéticos. 
Nutrição de gestantes ou até mesmo lactantes. 
Retarda o envelhecimento. 
Melhora o processo de cicatrização. 

Já no caso de quem faz academia ou qualquer outro esporte e deseja melhorar não só a forma como também o desempenho físico, é claro que Whey Protein faz toda diferença e ajuda demais nesse sentido. 

Como tomar Whey Protein?
Depois do treino, outro horário mais indicado para se tomar a Whey Protein, é quando acordamos já que passamos um grande período de tempo sem se alimentar, e o catabolismo é certo, então nada melhor do que a Whey Protein e sua rápida absorção. Para hipertrofia, sempre acho o mais indicado tomar a Whey no pós-treino junto com a dextrose, já que o carboidrato ajuda no transporte de nutrientes para dentro das células, sejam as proteínas, creatina, BCAAs e glutamina. Graças ao pico de insulina causado pelo alto índice glicêmico desse carboidrato. 
Então seja simples na hora de preparar o seu shake, misture dentro dele com 200 ml de água, 
30 a 40 gr de Whey Protein com maltodextrina/dextrose, Caso esteja tomando Creatina, 
misture nesse shake citado no pós treino. 

Leite ou Água? 
Esta é uma dúvida bem comum, mas saiba que você pode tomar o suplemento com leite ou com água. Para uma absorção mais rápida, é melhor com água, pois melhora a digestão, 
já que o estômago não perde tempo e nem energia digerindo os outros componentes do leite, 
como gorduras e carboidratos. Porém, o leite também possui proteínas, estas de absorção mais lenta.

Whey Protein engorda ou emagrece? 
E pra quem acha que a Whey Protein é usada apenas para dietas de ganhos musculares 
engana-se, porque ela é indicada também para quem quer emagrecer, sem perder massa magra 
Pois ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, saciando a fome mais rápida do que outras proteínas Mas se não tiver controle, a Whey pode engordar.

Existe Whey Protein sem lactose?
Como a base da produção do Whey é o soro do leite, fica difícil não ter lactose, porém há uma solução aos que são alérgicos a essa substância. O indicado por nutricionistas, nesse caso, é fazer uso da Whey hidrolisada, que é rapidamente absorvida pelo organismo e oferece menos desconfortos gastrointestinais.

Posso tomar Whey sem treinar (malhar)? 
Pode sim, mas você pode esperar que os quilinhos a mais logo surgirão, principalmente a temida barriguinha. Tente, pelo menos, fazer uma caminhada ao longo do dia e lembre-se: vida sedentária não é um hábito saudável.

Para que serve?
Auxiliar a recuperação muscular aumentando a disponibilidade de proteínas de absorção rápida. Músculos são constituidos basicamente de proteínas, a ingestão após o treino evita a "perda" ou recupera oque foi "perdido" durante o treino. Consequentemente facilita o processo de ganho de massa muscular magra.

Faz mal para a saúde?
Não, em doses normais , mas o excesso de proteína pode sobrecarregar o sistema gástrico provocando desconfortos abdominais e diarréia, então se você já tiver uma dieta rica em proteínas você não precisa tomar este suplemento.

Como escolher a marca?
Essa pergunta é mais importante do que você imagina. Não compre whey de qualquer marca. Há dezenas de fabricantes de suplementos, e muitos deles não são confiáveis. Muitos vendem produtos com informações falsas no rótulo. Você acha que está comprando um whey com 80% de proteína, mas na verdade ele vem com apenas 30%. Isso acontece com mais frequência do que você imagina. Além disso, prefira marcas que usem matéria-prima importada. A matéria-prima nacional não é tão confiável quanto a importada, infelizmente

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.