Anatomia Muscular - Bíceps/Tríceps


Quais são os músculos que formam os flexores do cotovelo?
Os músculos que formam o grupo flexores do cotovelo são: Bíceps Braquial, Braquial, e Braquiorradial. Para entendemos não é somente o músculo Bíceps Braquial que realiza a flexão do cotovelo, existem outros grupos musculares que também produzem a flexão do cotovelo, e é isso que deixaremos claro para você seguidores, apresentando a origem, inserção e função dos músculos que compõem o grupo flexores do cotovelo.
Qual a origem, inserção e localização anatomia do músculo Braquial?
O Braquial é o músculo mais profundo dos três flexores do cotovelo, como vocês perceberam na imagem ele fica bem próxima a articulação do cotovelo e ao osso do Úmero, por isso ele é considerado na topografia anatômica como o músculo mais profundo dos flexores do cotovelo. Como o Braquial não é um músculo superficial não é visível , porém em um trabalho para hipertrofia muscular, o aumento do volume do Braquial também contribuirá para hipertrofia do Braço na sua face anterior. Embora não sendo um músculo superficial e estético, o seu volume aumentado irá aumentar todo o volume do Braço contribuindo para um processo hipertrófico da região. O Braquial é um músculo que cruza única e exclusivamente a articulação do cotovelo, com isso vamos caracterizar oBraquial como um músculo somente flexor do cotovelo. Dentro dessas circunstancias o único movimento a qual o Braquialirá executar será o movimento de flexão do cotovelo. A origem do músculo Braquial fica na face anterior do úmero, e sua inserção se fica na tuberosidade da Ulna.
Qual a posição anatômica, inserção e origem do Braquiorradial?
O músculo Braquirradial, tem sua origem no osso do úmero mais precisamente na face lateroposterior, já a sua inserção e localiza em uma região bem distal do osso Rádio. Um mais característica do Braquirradial que faz parte dos flexores do cotovelo, a maior parte do seu ventre muscular não se encontra no seguimento Braço, e sim, no seguimento Antebraço. Então se trabalharmos o Braquiorradial em um processo para hipertrofia, contribuirá para o aumento de volume na região do antebraço, e não no seguimento Braço, porque seu ventre muscular se encontra na região do antebraço. O músculo Braquiorradial além de cruzar a articulação do cotovelo, e ser obviamente um dos músculos flexores do cotovelo, ele também atuará sobre o movimento do antebraço, tendo o poder de realizar pronação e supinação do antebraço, ou seja, ele gira a palma da mão para cima, e para baixo. Com o cotovelo flexionado e o antebraço pronado, nessas condições oBraquoorradial passa a ser um supinador até que seu polegar fique voltado para cima, ou seja, até aposição neutra. Já quando o você estiver com o antebraço supinado, nessas condições o Braquiorradial passa a ser um pronador. O músculo Bíceps Braquial na sua cabeça curta e longa, é um músculo extremamente estético por ser superficial. O ponto de inserção da cabeça curta e cabeça longa do Bíceps Braquial é na parte proximal do Osso Rádio, já a origem é em pontos diferentes para as duas cabeças. A cabeça curta do Bíceps Braquial tem origem no processor coracoide da Escapula, já a cabeça longa tem origem acima da cavidade Glenoide. O músculo Bíceps Braquial, também cruza a articulação Glenoumeral, devido a essa condição Bíceps Braquial passa a ter uma certa ação motora sobre a articulação Glenoumeral ou do Ombro. Então além de flexionar o cotovelo, o Bíceps Braquialtem o poder de flexionar o Ombro, ou seja, se você estiver em pé ele eleva os eu braço a frente. Além disso o Bíceps Braquialdevido a sua inserção no Osso Rádio, ele também terá a capacidade de supinação dos seguimento antebraço. Nessas condições perceberemos que o Bíceps Braquial é um músculo tri funcional, ou seja, apresenta três funções motoras específicas, são elas: a mais conhecida é a flexão do cotovelo aonde ele trabalhará juntamente com Braquial e Braquiorradial, flexão Glenoumeral ou do ombro, e supinação do seguimento antebraço.
 Qual a função, e as porções do Tríceps Braquial?
O Tríceps Braquial é a musculatura responsável pela extensão do Cotovelo, e se localiza na face posterior do Braço. O termo Tríceps Braquial, já nos traz em mente a ideia que esse músculo é dividido em três porções ou ventres musculares. Então o músculo Tríceps Braquial é composto pela porção medial, lateral e cabeça longa.
Qual a origem e inserção da cabeça medial, e lateral do Tríceps Braquial?
A cabeça medial do Tríceps Braquial, fica na face posterior do Braço, a sua origem é no osso Úmero, e a sua inserção é noOlecrano da Ulna, que é um osso do antebraço, lembrando que a cabeça medial fica abaixo das outras cabeças do Tríceps Braquial, por isso não é visível. A cabeça lateral do Tríceps Braquial, tem a sua origem no Úmero, e a sua inserção formando um tendão único, e esse tendão por sua vez terá sua inserção em um dos ossos do antebraço no caso a Ulna como já comentado. A face lateral do Tríceps Braquial é que dá o desenho da face posterior do Braço, a curvatura que podemos visualizar no Tríceps Braquial dos fisiculturistas. Um ponto importante é que, tanto a cabeça medial e lateral do Tríceps Braquial, tem sua origem no Úmero e sua inserção no Olecrano da Ulna, dessa forma a ação motora tanto da cabeça lateral quanto da cabeça lateral é única e exclusivamente de estender o Cotovelo, já que esse músculo cruza através do seu tendão a articulação do Cotovelo.
Qual a função, origem e inserção da cabeça longa do Tríceps Braquial?
A cabeça longa do Tríceps Braquial diferentemente da, cabeça lateral e medial, não tem sua origem no osso Úmero, na verdade ela tem a sua origem no osso da Escápula. Por ter a sua origem no osso da Escapula, a cabeça longa do Tríceps Braquial também cruza a articulação Glenoumeral ou do Ombro, dessa forma somente a cabeça longa é considerada biarticular.
O que isso quer dizer?
Isso quer dizer que a cabeça longa do Tríceps Braquial, cruza a articulação do cotovelo, já que sua inserção está junto ao tendão que se fixa no Olecrano da Ulna, e também cruza a articulação Glenoumeral ou do Ombro.
Bom, qual o envolvimento dessa informação, e o que pode nos auxiliar no momento do treinamento?
A cabeça longa do Tríceps Braquial é uma porção que, além de estender o cotovelo, tem a ação motora de estender o Ombro, e aduzir o Ombro. Por exemplo,  se você estiver em pé e projetar a sua mão à frente do corpo, você estará realizando o movimento de flexão do Ombro. Ao voltar com esse movimento, o Tríceps Braquial, em sua cabeça longa também participará do movimento de extensão do Ombro, ou seja, a cabeça longa do Tríceps Braquial também é motora do movimento de extensão do Ombro, as outras porções do Tríceps Braquial não. Outro movimento que a cabeça longa do Tríceps Braquial participa e a Adução Glenouemral ou do Ombro. Por exemplo, se você elevar a sua mão lateralmente, ou seja, realizando uma Abdução Glenoumeral ou do Ombro, quando você realizar o movimento voltando, ou seja, tracionando a sua mão e seu braço para perto do corpo novamente, produzindo uma Adução Glenoumeral ou do Ombro, a cabeça longa do Tríceps Braquial também participará desse movimento, ele também é um motor primário da Adução Glenoumeral ou do Ombro.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.