Critérios para a implementação de práticas pedagógicas na formação inicial em educação física
O
conhecimento pedagógico do conteúdo é concebido como o responsável por
transformar o conhecimento do conteúdo dos professores em conhecimento
ensinável e compreensível pelos alunos.
Para o desenvolvimento desse conhecimento na formação inicial em Educação
Física, tem sido recomendada a aproximação entre os contextos de formação e da
Educação Básica, especialmente por meio de estratégias de práticas pedagógicas.
Diante disso, este ensaio teórico objetivou apresentar e discutir alguns
critérios que subsidiem os programas de formação inicial em Educação Física nas
tarefas de estruturação e de implementação dessas práticas pedagógicas.
As informações analisadas permitem identificar cinco diferentes aspectos que
podem orientar os programas de formação: local de realização (Instituição de
Ensino Superior, escola ou espaços comunitários); quantidade de
estudantes-professores ministrantes (grupos, trios, duplas ou individualmente);
alunos participantes (colegas ou alunos da comunidade); quantidade de alunos
participantes (um, dois, pequenos grupos ou a turma inteira); e quantidade de
atividades ministradas (uma, uma sequência pedagógica ou uma unidade didática
completa).
A literatura sugere, ainda, que o alcance dos objetivos das práticas
pedagógicas nos programas de formação inicial depende das concepções que os
programas de formação, os professores-formadores e os estudantes-professores
têm a respeito da participação dessas estratégias formativas na formação dos
futuros professores de Educação Física.
Acredita-se, pois, que esses cinco critérios contribuam para a implementação de
diferentes modalidades de práticas pedagógicas, as quais permitirão ao
conhecimento pedagógico do conteúdo atuar como interlocutor entre a base de
conhecimentos para o ensino e o contexto de ensino e aprendizagem, o que
potencializará o gradativo desenvolvimento do próprio conhecimento pedagógico
do conteúdo e a formação docente dos futuros professores ao longo da formação
inicial em Educação Física.
Post a Comment